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Saúde Viver na Mídia

Padarias apostam no café da manhã fora de casa e se modernizam

 

De olho no aumento no número de pessoas que se alimentam fora de casa, principalmente nas grandes cidades, as padarias já estão se modernizando e ampliando seus serviços. Os estabelecimentos que antes ofereciam apenas o café com leite e o pão na chapa pela manhã, passaram a servir verdadeiros banquetes matinais, além de almoço e opções para o jantar.

Com isso, o formato delas está mudando. É comum, por exemplo, encontrar grandes bancadas que exibem diversos tipos de doces, bolos e tortas, além dos buffets de café da manhã, com frutas, sucos e cereais oferecidos aos finais semana e, em alguns estabelecimentos, também em dias úteis.

Segundo o presidente do Sindipan (Sindicato e Associação das Indústrias de Panificação e Confeitarias de São Paulo), Antero José Pereira, as padarias estão sendo forçadas a se atualizar e a oferecer um café da manhã mais sofisticado.

"A correria para chegar à empresa e a entrada da mulher no mercado de trabalho diminuíram o tempo que as pessoas têm para se alimentar em casa. Os estabelecimentos precisam se modernizar para atender a esse público."

Quem não se moderniza corre riscos

A modernização de uma padaria, normalmente, exige um gasto elevado com obras de ampliação do espaço e a colocação de mesas e cadeiras. Para donos de estabelecimentos não têm tanto recurso à disposição, a alternativa é fazer pequenas mudanças e aumentar a variedade de produtos oferecidos.

"Inicialmente, podem ser colocadas algumas mesas, instalar um ar condicionado e oferecer produtos naturais. A ideia é tentar reproduzir o ambiente confortável da casa dos clientes", afirma.

Para o presidente do Sindipan, as padarias que não se adaptarem ao novo perfil dos consumidores correm sérios riscos de perder espaço no mercado. "Os clientes estão mais exigentes. É preciso se atualizar e atender aos gostos deles. Quem não tiver condições de se modernizar vai ser absorvido pela concorrência."

 

Bom atendimento e variedade de produtos são essenciais
 

Para Michelle Araújo, consultora da Saúde Viver, empresa de assessoria especializada em alimentação, tomar café da manhã fora de casa nas grandes cidades já se tornou um hábito. A maioria dos consumidores vai todos os dias à mesma padaria e acaba pedindo quase sempre o mesmo. "Eles são fiéis e, muitas vezes, os atendentes chamam os clientes pelo nome", diz.

De acordo com ela, o bom atendimento aliado à variedade de produtos são formas de conquistar os clientes que não têm tempo para se alimentar adequadamente no lar. Até mesmo aqueles que não podem parar para comer acabam passando nas padarias e comprando algo para viagem.

"As pessoas têm um tempo estipulado para tomar o café da manhã e chegar ao trabalho. É fundamental ter profissionais ágeis para atendê-lo neste prazo."

Além disso, a consultora recomenda cuidados especiais com a higiene, manutenção dos equipamentos e com a matéria-prima. O ideal é unir um ambiente confortável com a comercialização de produtos de qualidade.

"Às vezes, os visitantes não vão à padaria para tomar café da manhã, mas, ao sentir o cheiro do pão fresco e ao notar a limpeza do local, ele acaba não resistindo", declara.

Padarias de bairro também devem investir
A modernização e ampliação do espaço não deve ser uma exclusividade de padarias em áreas comerciais. Os estabelecimentos em regiões residenciais também podem aumentar os rendimentos se aproveitando de estar no trajeto dos moradores em direção ao trabalho.

"Para essas padarias, é fundamental conhecer a clientela, seus gostos e investir em produtos que atendam a essas necessidades", afirma a consultora.

Ela avalia que, por causa da grande concorrência no setor, os donos de padarias precisam atualizar os serviços oferecidos, porém é preciso ter cautela para não investir em algo que não terá aceitação do público.

"O empresário pode ter uma ideia, mas o público não precisa daquilo. É um mercado que está crescendo, por isso é importante ouvir sugestões e opiniões dos clientes."

Veja 5 mudanças simples para sua padaria

Atendimento deve ser ágil e cordial
As padarias devem conhecer sua clientela e suas preferências. Durante os dias úteis, os consumidores têm pouco tempo para tomar o café da manhã e não podem demorar. Os funcionários precisam ser ágeis, cordiais e ter condições de sugerir opções adequadas para os clientes quando for necessário, como alimentos sem glúten ou sem açúcar.

Produtos naturais caíram no gosto dos consumidores
As padarias não podem ficar apenas no café com leite e pão na chapa, é preciso diversificar o cardápio. Produtos naturais, como sucos, frutas e pães com cereais já caíram no gosto dos consumidores e são muito pedidos para o café da manhã.

Comer sentado deixa cliente mais à vontade
Colocar algumas mesas e cadeiras em uma área com mais espaço proporciona mais conforto para os consumidores. Além disso, pode ser instalado um ar condicionado para amenizar o calor gerado pelo forno e pela própria circulação de pessoas no local.

Higiene do ambiente inclui toucas e luvas
É importante manter o ambiente limpo, desde o chão até os utensílios e mesas. Os cestos de pães devem estar protegidos com uma tela para evitar o contato com moscas e os funcionários devem usar toucas e luvas para manusear e servir os alimentos.

Cheiro de pão fresco é irresistível
Às vezes, as pessoas vão à padaria sem a intenção de tomar café da manhã, mas, ao sentir o cheiro do pão recém-saído do forno, podem mudar de ideia e acabar consumindo. As padarias devem trabalhar com produtos frescos e matéria-prima de qualidade para conquistar o olfato dos consumidores.


Fonte: Portal UOL - Economia (link original)


 
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