Encontre-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Nosso Canal no YouTube

Saúde Viver na Mídia

Óleo de coco espanta vontade de comer doce e diminui colesterol ruim

 

Para quem está de dieta ou quer ficar longe das doenças do sistema cardiovascular, o óleo de coco extra virgem é um grande aliado.

A gordura saturada encontrada no fruto é de origem vegetal, sem colesterol, além disso, ela aumenta a produção de calor no organismo (estimula o metabolismo) e queima as gorduras, por isso, ajuda a perder peso.

Ao contrário do outros óleos compostos por TCL (triglicerídeos de cadeia longa), ele traz substâncias chamadas TCM (triglicerídeos de cadeia média) que fazem com que a digestão seja rápida.

Isso significa que essa gordura passa rapidamente pelo nosso fígado e, por esse motivo, não se acumula no corpo.

Além disso, segundo a nutricionista Juliana Menegazzi, da consultoria de alimentação Saúde Viver, o óleo de coco dá sensação de saciedade maior, com um diferencial importante: quando é absorvida, é transformada em energia e não entope os vasos sanguíneos.

Ajuda, ainda, a diminuir a compulsão por carboidratos e doces.

O óleo de coco é considerado estável, pois, quando submetido a altas temperaturas não perde suas características nutricionais e não tem gorduras trans. Para aproveitar melhor seus benefícios, o ideal é utilizá-lo frio.

O consumo diário desse óleo, afirma Juliana, ajuda na redução do colesterol ruim e eleva os níveis do bom colesterol no sangue. Essa constatação foi percebida por pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Por ser rico em vitamina E, é um antioxidante, o que significa que combate os radicais livres que provocam o envelhecimento da pele.

O óleo de coco age como um regulador intestinal - tanto para a prisão de ventre quanto para os casos de diarreia. É um antibiótico natural, eliminando as bactérias nocivas. Alguns estudos apontaram que o óleo estimula a função da tireoide, que é responsável por controlar a velocidade do nosso metabolismo.

O ideal é consumir de três a quatro colheres (sopa) por dia. Uma sugestão: misture com sucos, vitaminas e saladas.


Fonte: Portal R7 (link original)


 
Outras notícias: