Encontre-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Nosso Canal no YouTube

Artigos

O pãozinho de todos os dias

 

          O pão é um alimento que participa da alimentação diária de milhares de brasileiros, mas nem sempre foi assim. A história do pão no Brasil é considerada bastante nova quando comparada com seu surgimento há aproximadamente 12 mil anos na Mesopotâmia, juntamente com o início do cultivo do trigo.

          No Brasil o pão começou a ser consumido a partir do século XIX, sendo que sua produção inicial era feita totalmente de forma artesanal. Somente no século XX, com a chegada dos imigrantes, a panificação se expandiu e ganhou forças como estabelecimento comercial. O estado pioneiro foi Minas Gerais, porém foi em São Paulo que as grandes padarias se estabeleceram e se desenvolveram.
Ao contrário do que se pensa não foram os portugueses e nem os franceses que impulsionaram a panificação brasileira, mas sim os italianos que chegavam no país no início do século XX.

         A formulação básica do pão é uma mistura de farinha (na maioria dos casos de trigo), água e sal que resulta em uma massa elástica que pode tomar diversas formas ou ainda ser acrescida de outros ingredientes como gordura, especiarias, frutas, embutidos etc.

          Em sua composição nutricional os pães contemplam nutrientes importantes ao organismo, sendo os carboidratos complexos o principal deles. A proteína e a gordura são encontradas em menor quantidade, variando seus valores de acordo com os ingredientes adicionados ao produto.

          Nos pães são encontrados ainda outros nutrientes essenciais ao organismo como as vitaminas do complexo B, zinco, selênio e magnésio. No Brasil, a farinha de trigo passou a ser enriquecida com ferro e ácido fólico, nutrientes importantes que previnem doenças como a anemia.

          O consumo do pão deve ser incentivado em quantidades adequadas, pois além de ser um alimento saboroso, ele atua como combustível para o nosso organismo desempenhar suas atividades diárias.

Fonte: Lívia C. Mendes de Sá, nutricionista pós graduada em Higiene dos Alimentos e sócia-proprietária da Saúde Viver Consultoria em Nutrição

 
Outros artigos: