Encontre-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Nosso Canal no YouTube

Artigos

Higiene em Supermercados

 

          Quando as pessoas frequentam restaurantes, elas se preocupam com a higiene do local, mas será que elas se lembram da higiene em supermercados?

          Esse tipo de comércio precisa de uma atenção especial em relação à higiene ambiental e pessoal, pois agrega diversas áreas em um único local, a manipulação incorreta pode causar danos à saúde do consumidor.

          O açougue e a peixaria, por exemplo, necessitam de controle rigoroso, pois oferecem produtos perecíveis. Na área de FLV (frutas, legumes e verduras) todos os  alimentos devem estar íntegros, sem pontos de deterioração ou vestígios de insetos e roedores; atenção extra aos produtos vendidos previamente embalados, pois nem todos os supermercados oferecem processos adequados de desinfecção e envase. A panificação e rotisserie que vem ganhando espaço e conquistando o paladar dos consumidores, precisam ser monitoradas constantemente. Até mesmo as gôndolas merecem cuidados, pois aquilo que você está prestes a comprar e levar para casa, deve estar dentro do prazo de validade e com embalagens íntegras e limpas.

          A atuação de uma empresa de consultoria e assessoria em nutrição qualificada como a Saúde Viver oferece todo subsídio aos supermercados, desde a orientação referente aos controles variados exigidos pela legislação em vigor até os menores detalhes referentes a estrutura e fluxo de funcionamento dos setores.

          Como em todos os estabelecimentos comerciais, o treinamento constante da equipe é o ponto mais importante para atingir os objetivos traçados, somente com funcionários conscientizados e preparados os estabelecimentos terão como garantir a qualidade dos produtos, minimizar desperdícios, oferecer o melhor atendimento e de enquadrar dentro das normas sanitárias.

 

Fonte: Dra. Juliane Hiromi Guenta, nutricionista pós graduada em Higiene dos Alimentos.

 
Outros artigos: