Encontre-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Nosso Canal no YouTube

Artigos

Diet ou Light? O que devo comprar?

 

          Muitas marcas, tipos, sabores, cores, tamanhos, rótulos e dizeres, é isso que encontramos quando vamos ao mercado e não há como não se sentir confuso em meio a tudo isso.

          Hoje em dia, se fala muito em reduzir o consumo de açúcar, gordura, sal, álcool, controlar o peso etc. Então, o que devemos comprar para esses fins? Por sua vez, o que devem consumir as pessoas que têm diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, doença celíaca etc?
Você sabe a diferença entre um chocolate diet e um chocolate light?

          Alimentos ou bebidas diet são aqueles que são isentos ou com até 0,5 g de determinado nutriente como, por exemplo, o açúcar, sal, gordura, proteína etc.

          Alimentos ou bebidas light são aqueles que apresentam redução de determinado nutriente, ou seja, existe, mas em menor quantidade.

          Se um pão é diet, é preciso observar no rótulo de qual ingrediente ele está isento, pois pode ser que o pão não tenha sal ou que não tenha açúcar. É comum as pessoas cometerem o erro de relacionarem tudo o que diet como isento de açúcar e indicado para diabéticos.

          A leitura do rótulo do produto é muito importante na hora de escolher um alimento, uma pessoa que não tem o hábito de ler embalagens, pode cometer outro erro bastante comum, que é o caso do chocolate. O chocolate diet é isento de açúcar, porém, tem maior quantidade de gordura em relação ao chocolate tradicional. A gordura é mais calórica que o açúcar (9kcal/g e 4kcal/g, respectivamente), portanto o chocolate diet é mais calórico que o chocolate tradicional.

          O alimento diet é indicado para grupos populacionais com necessidades específicas e é obrigatório ter a indicação diet na rotulagem, além de conter a frase: “Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico”.

          O alimento light é destinado a grupos populacionais saudáveis e a declaração na embalagem não é obrigatória.

          As nutricionistas da Saúde Viver estão prontas para sanar outras dúvidas referentes ao tema, entre em contato através do nosso email faleconosco@saudeviver.com.br

Fonte: Juliana B. Menegazzi, nutricionista sócia-proprietária da Saúde Viver Consultoria em Nutrição

 
Outros artigos: