Encontre-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Nosso Canal no YouTube

Artigos

Consultoria e Assessoria para Escolas

 

          Com a inserção da mulher no mercado de trabalho e por conseqüência sua ausência no lar, a escola tornou-se a segunda casa de muitas crianças. É na escola que as crianças passam a maior parte do tempo, se alimentam, brincam, aprendem entre outras atividades. Visto a correria do dia-a-dia, os pais começaram a ter uma  preocupação maior com a alimentação das crianças e buscam não somente uma escola, mas sim uma segunda família, onde a criança possa ter tudo que tem em seu lar, desde a atenção, o cuidado, o carinho até uma a alimentação saudável.

          Antigamente acreditava-se que bons hábitos alimentares eram advindos somente de casa, hoje em dia este conceito mudou. As escolas buscam oferecer uma alimentação saudável, pois sabe-se que o estado nutricional é extremamente importante para a aprendizagem. É ai que entra a Nutricionista!

          Hoje em dia é um diferencial para a escola que possui uma empresa de Consultoria, pois com um profissional da área acompanhando de perto a manipulação dos alimentos, a oferta desses alimentos e o consumo dos mesmos pelas crianças garante maior credibilidade da escola para os pais.

          Muitos administradores de escolas acreditam que a nutrição é responsabilidade somente dos pais e por outro lado, muitos pais acham que a escola tem obrigação de tornar a alimentação disponível e orientar a criança a comer uma variedade adequada de alimentos. Ambos estão equivocados, pois a Educação Nutricional para promover a formação e manutenção de bons hábitos alimentares devem ser tanto dos pais quanto da escola.

          À família, caberia o papel de oferecer uma dieta diversificada, estimulando a criança comer os mais variados alimentos. À escola, caberia o papel de ensinar a importância dos alimentos para a saúde e orientá-los sobre as mensagens publicitárias que muitas vezes influenciam nos hábitos de consumo, além do oferecimento de uma merenda saudável. Cabe ao Nutricionista dar o auxílio e suporte necessário às educadoras para que estas possam passar aos alunos todas as informações necessárias.

          A Saúde Viver Consultoria e Assessoria em Nutrição oferece alguns serviços na área Escolar Infantil: Elaboração de cardápios, Orientação para Pais, Elaboração e implantação do Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Responsabilidade Técnica do estabelecimento, Implantação dos procedimentos de Higiene e Saúde, Palestras e Treinamentos para professores e funcionários e Educação Nutricional.

          A Nutricionista é fundamental no acompanhamento da manipulação dos alimentos que serão oferecidos às crianças, bem como a avaliação das instalações onde são preparados e suas condições sanitárias. Verificando de perto todo o processo, é possível detectar erros e inadequações na manipulação e reverter este quadro para que haja a segurança alimentar.

          Outras funções da Nutricionistana escola é promover programas deeducação alimentar e nutricional, visando crianças, pais, professores e funcionários. O aprendizado pode ser informal e natural, portanto a educação nutricional não se faz apenas na sala de aula, devendo qualquer oportunidade ser utilizada para promover atitudes positivas sobre os alimentos.

          Muitos são os benefícios de se contratar uma empresa de Consultoria em uma Escola, visto que os hábitos alimentares que as crianças adquirem na infância perduram para toda a vida e auxiliam no desempenho escolar.

Fonte: Gabriela Rodrigues, nutricionista pós graduada em nutrição clínica.

 
Outros artigos: