Encontre-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Nosso Canal no YouTube

Artigos

Alimentação na terceira idade

 

          O envelhecimento é um processo natural que começa na concepção e termina na morte. Durante este processo o organismo é submetido a diversas alterações anatômicas e funcionais, com repercussões nas condições de saúde e nutrição na terceira idade.
A alimentação esta relacionada com a qualidade de vida do idoso e com o aumento de sua expectativa de vida, desta forma maus hábitos alimentares devem ser corrigidos.

          Diversos fatores afetam o consumo alimentar do idoso, tais como:

  • situação social, econômica e familiar em que vive;
  • condições físicas para desempenhar as atividades diárias;
  • presença de doenças e uso de múltiplos medicamentos;
  • aspectos culturais, religiosos e disponibilidades de alimentos;
  • alterações fisiológicas que ocorrem com o avanço da idade;
  • perda de dentes e uso de próteses.

          Diante dessas condições, deve-se estar atento a alimentação do idoso para que não ocorram quadros de obesidade ou desnutrição que podem trazer extensas conseqüências. A primeira porque potencializa algumas doenças que os idosos, mesmo não obesos, apresentam com maior freqüência (como diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemias, doenças cardiovasculares e câncer). A desnutrição protéica-calórica, por sua vez, é o distúrbio nutricional mais importante observado nos idosos, estando associada ao aumento da mortalidade e da susceptibilidade às infecções e à redução da qualidade de vida.

          Um bom estado nutricional, com o fornecimento adequado de energia, proteínas, vitaminas e minerais é de extrema importância para que o idoso resista às doenças crônicas e debilitantes e possa manter a saúde e independência, sendo isso possível com uma alimentação diversificada, com alimentos de diferentes fontes.

Fonte: Lívia C. Mendes de Sá, nutricionista pós graduada em Higiene dos Alimentos e sócia-proprietária da Saúde Viver Consultoria em Nutrição

 
Outros artigos: