Encontre-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Nosso Canal no YouTube

Artigos

A importância de uma alimentação balanceada

 

          Além da estética, além da vaidade e da moda, ter uma alimentação equilibrada é uma questão de cuidados com a sua saúde.

          Diariamente podemos encontrar informações variadas sobre a importância que devemos dar àquilo que comemos, os benefícios e os malefícios de alguns alimentos, as doenças decorrentes dos excessos e carências alimentares. As pessoas se preocupam cada vez mais com esse tipo de informação e compreendem o porquê de optar por uma dieta equilibrada.

          Mas afinal, o que é uma dieta equilibrada? Abandonar pra sempre os chocolates, leite e carnes? Comer somente frutas e legumes? Logicamente que existem as exceções como diabéticos, hipertensos, obesos, intolerantes à lactose, entre outros, que devem ser tratados de forma bem individualizada. Porém, falando de pessoas sem nenhum tipo de particularidade, a dieta ideal é aquela que garante o bem estar, sem proibições, sem imposições. A boa dieta é aquela que não apresenta abusos ou deficiências e garante o bom funcionamento do organismo.

           Dietas milagrosas, “dicas” de pessoas sem conhecimentos técnicos, comprimidos, shakes e muitas outras coisas que prometem milagres, devem ser vistas com muito cuidado e critério. Nada como uma reeducação alimentar para que desenvolvamos hábitos adequados e para que a alimentação ideal não se transforme em um obstáculo e sim num aliado à saúde e ao bem estar.

          Busque informações consistentes, não acredite em tudo o que lhe dizem e procure um profissional para encontrar a dieta mais adequada às suas preferências e necessidades.

Fonte: Juliana B. Menegazzi, nutricionista sócia-proprietária da Saúde Viver Consultoria em Nutrição

 
Outros artigos: