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A estreita e distante relação do nutricionista com os proprietários

 

          Talvez um dos maiores desafios encontrados pelas consultorias e assessorias em nutrição, seja a conscientização por parte dos proprietários de estabelecimentos ao atendimento às normas e leis vigentes, relacionadas às boas práticas na fabricação, conservação e distribuição de alimentos, pois esta conscientização influência toda a equipe destes estabelecimentos. Se o proprietário não se conscientiza se torna muito difícil o trabalho com a sua equipe. Esse desafio consiste basicamente em criar valores ou torná-los visíveis aos proprietários desses estabelecimentos, no sentido de que o atendimento às normas e leis vigentes não consistem apenas em se enquadrarem dentro da legalidade, e sim desenvolverem modelos de negócios sustentáveis.

          Para a maioria dos proprietários de estabelecimentos como padarias, churrascarias, cafés e restaurantes entre outros que a atividade é baseada no fornecimento de alimentos aos consumidores finais, a contratação de um serviço especializado em nutrição com é o caso das consultorias, apenas tem a função de atender o que determina a legislação, ou seja, não percebendo os valores que poderiam ser alcançados com as melhorias e diferenciais propostos pelas consultorias especializadas. Esses diferenciais podem ser facilmente percebidos através dos valores atingidos pelos estabelecimentos ao apresentarem expositores com produtos devidamente embalados e dentro da higiene mínima exigida conforme legislação vigente, ou então, nas informações nutricionais corretas e bem apresentadas nos produtos comercializados.

          Há inúmeras outras formas de uma consultoria ou assessoria especializada em nutrição, agregar valores aos estabelecimentos como as churrascarias, padarias, cafés e restaurantes, mas o êxito dessa parceria depende muito da conscientização por parte dos proprietários no sentido de estarem dispostos a mobilizar todas as frentes a fim de concretizarem as orientações propostas por esse serviço especializado.

          Essa conscientização por parte dos proprietários pode ser obtida através da seguinte linha de raciocínio: o atendimento à legislação vigente em conjunto com as boas práticas relacionadas à produção, conservação e comercialização de produtos alimentícios além de adequar corretamente o estabelecimento é uma forma de investir em marketing do negócio, ou seja, divulgando aos clientes que os mesmos podem confiar no que está sendo consumindo, criando relações de confiança e de longo prazo com aqueles que serão os principais fomentadores do negócio, nesse caso os clientes satisfeitos.

          Sendo assim, a SAÚDE VIVER CONSULTORIA E ASSESSORIA foca suas atividades no sentido de agregar valor aos estabelecimentos como churrascarias, cafés, padarias e restaurantes, através da adequação das atividades à legislação vigente e as boas práticas em conjunto com as melhorias sugeridas no sentido de melhorar a imagem do estabelecimento, fomentando e concretizando as vendas.

Fonte: Dra. Mariana Bauermann S. O. Rolim, nutricionista pós graduada em Qualidade dos Alimentos.

 
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